terça-feira, 6 de abril de 2010

BARCELOS MARTINS Completando 137 anos, ponte foi a primeira de Campos




Ponte do Meio

A mais antiga de Campos, também chamada ponte de pau, ponte municipal ou conhecida hoje mais como ponte João Barcelos Martins ou “Ponte do Meio” foi inaugurada no dia 05 de abril de 1873, portanto completa nesta segunda-feira (05/04), 137 anos de travessia, ligando o Centro à Guarús. A Ponte em estrutura metálica, já teve um de seus apoios comprometido e reforçado, chegou a funcionar em um só sentido, em horários alternados, conforme o fluxo da demanda de tráfego, hoje apenas motos e bicicletas circulam.

DADOS HISTÓRICOS
Decreto datado de 1865 autorizava a contratação da empresa “Dutton&Chandler” para a construção de uma ponte de ferro sobre o Rio Paraíba do Sul.

A ponte foi inaugurada em 1873 e foi custeada pelo Barão da Lagoa Dourada. Em 1874, com a ponte já construída, o presidente da província, atendendo a pedido Thomaz Dutton Junior, empresário construtor da ponte, aprova por resolução o Regulamento Provisório para o Transito na Ponte sobre o Rio Paraíba.

Estava previsto no regulamento o pagamento de taxas para utilização da ponte, cujo valor deveria ser aprovado pela Câmara Municipal.
..........................................
Fonte : Ururau
ururau@ururau.com.br ( Campos dos Goytacazes )

Nenhum comentário: