quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Nepotismo no Judiciário

Proibido desde outubro de 2005, o nepotismo ainda acontece em larga escala no Judiciário. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) investiga 39 casos espalhados em tribunais de diversos Estados. A mais recente investigação do CNJ identificou 48 apadrinhados só no Tribunal de Justiça da Paraíba - e outros 24 casos estão sob suspeita. Nos últimos quatro anos, foram 203 processos no total. Muitos deles de nepotismo cruzado, quando um magistrado emprega um parente de outro em troca do mesmo favor, o que dificulta a identificação do apadrinhamento. Gilson Dipp, corregedor nacional da Justiça, conta que não é fácil lidar com nepotismo no Judiciário. A maioria dos casos são descobertos por denúncias anônimas. “É difícil. Tínhamos uma cultura muito grande da falta de transparência, nós juízes estávamos acima do bem e do mal”, disse ele ao Estadão. Para o presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, Gilmar Mendes, não há resistência “generalizada”. Ele afirma que apenas em alguns tribunais a prática do nepotismo era considerada “normal” e que a mudança de “cultura” pode levar tempo. Fonte Revista Época .


Obs.: Não vamos generalizar, como em qualquer profissão, há aqueles que se acham acima do bem e do mal, contudo, não deveríamos esperar isso do judiciário, que em tese, seriam bem preparados e conscientes de suas funções como servidores públicos, e é isso que eles são, apesar de alguns pensarem de forma diversa.

Sinceramente! já tinha visto e ouvido falar de vários tipos de cruzamentos, de cachorro, vaca e etc...Mas esse do nepotismo cruzado é novo, será que sai o que disso? E ainda! Quem diz que a resistência não é generalizada, é o GILMAR MENDES! Vamos respeitar o cidadão ....

Lembrete de uma atuação do excelentíssimo senhor ministro, " Em julho do ano passado, o banqueiro Daniel Dantas, acusado de tentar subornar um delegado durante as investigações da Operação Satiagraha da Polícia Federal, conseguiu sair da prisão preventiva pedida duas vezes pelo juiz Fausto de Sanctis. Os bem pagos advogados de Dantas tiveram acatados pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, em plenas férias, dois pedidos de habeas-corpus. O banqueiro exerceu, assim, seu direito de defender-se da acusação em liberdade. Trata-se de uma ilustre exceção".

De férias! DANIEL DANTAS!!! Sem mais comentários....

Nenhum comentário: