sexta-feira, 17 de julho de 2009

Internet vicia ?


Esta é uma discussão antiga: a internet realmente vicia ou isso não passa de uma lenda?
A Psiquiatra Hilarie Cash, co-fundadora do Internet/Computer Addiction Services, localizado em Redmon, nos arredores de Seattle, onde justamente está localizada a sede da Microsoft, acha que o perigo é real e algumas pessoas podem sim se tornar viciadas em internet ou computador. Em suas pesquisas, ela verificou que um dos principais sintomas do distúrbio está a constante preocupação por estar conectado, assim como mentir sobre o tempo que passa navegando na rede e sobre o tipo de conteúdo acessado. Outros sinais fortes do vício, e talvez os mais preocupantes, são o isolamento social e a baixa auto-estima, interferindo profundamente nas relações familiares, sociais e profissionais.Os dependentes em internet costumam entrar em um círculo vicioso (com o perdão do trocadilho), já que a perda de auto-estima cresce na medida em que aumenta o vício, o que, por sua vez, eleva a necessidade de fugir da realidade e se refugiar cada vez mais no mundo virtual. Um dado curioso é que mais de 50% dos viciados na rede também são dependentes de drogas, álcool, tabaco ou sexo.

Já outros especialistas afirmam que não se pode colocar a internet no mesmo patamar que as drogas, já que ela é apenas um meio de comunicação, diferentemente de substâncias como a heroína, que geram dependências físicas e psicológicas fortes.
Com a notícia do aumento no número de viciados na internet, alguns profissionais também começaram a oferecer seus serviços via ciberespaço. Alguns acharam estranho, pois seria o mesmo que promover reuniões de alcoólicos em bares. O ciberpsicólogo Marcelo Sidrião F. Salgado mantém uma página na rede (http://www.fortalnet.com.br/psyberterapia) onde dá consultas por e-mail e chat, ou o que ele chama de orientação e aconselhamento. Um outro endereço é o do Instituto Psicoinfo, coordenado pela psicóloga carioca Luciana Nunes. Ela atende casos de dependência online, cibersexo, relações virtuais e tecnostress em seu consultório no Rio de Janeiro, mas mantém diversos grupos de discussões online no Yahoo! para internautas. Na página, basta escolher o tema e enviar uma mensagem reportando o interesse em participar. O grupo de dependência online funciona neste endereço. ( by Boa dica.com.br).

Particularmente tenho minhas duvidas com relação ao tema, pois conheço pessoas que não conseguem viver sem uma net, e outras que apesar de ficarem por um longo período de tempo frente ao PC, não criaram qualquer tipo de mania ou dependência, mas como em outros casos, vai de cada um...

Nenhum comentário: